Resenha: Jogos Vorazes – Suzanne Collins

 Pode parecer tarde demais para postar a resenha de Jogos Vorazes – tendo em vista que a saga inteira já foi publicada – mas acho que para um livro no nível de JV e com a chegada do filme agora em Março, nunca é tarde! Todo mundo já deve conhecer a história, mas vamos lá.

A história gira em torno de Katniss, uma garota de 16 anos, do Distrito 12 da grande Panem [uma espécie de país, onde antes era a América do Norte, que na época do livro é após um tipo de guerra, onde muita coisa foi destruída] subordinado da Capital [como uma potência, tipo os EUA], que sustenta com a caça sua família, formada pela mãe e pela pequena irmã, Primrose Everdeen


De cara você se apaixona pelo melhor amigo de Katniss, Gale – que também se aventura na caça para alimentar sua família, já que tanto seu pai quanto o de Katniss morreram num desastre ocorrido numa mina. O Distrito 12 é responsável por fornecer carvão à Capital. Enfim, após essa breve introdução, levo vocês ao dia da colheita dos Jogos Vorazes. O que é a colheita?


Colheita é o dia onde todos os adolescentes acima de 12 anos se reúnem na praça do Distrito onde um casal [um menino e uma menina] é sorteado para ser um tributo nos famosos Jogos Vorazes – um reality show promovido pela Capital para alertar aos Distritos do perigo de uma nova rebelião, onde esse casal terá de lutar pela vida com mais 22 tributos, de onde somente UM pode sair vivo. 


Uma Everdeen é sorteada. Mas não é Katniss, é Prim. Imediatamente, Katniss se oferece como tributo no lugar da irmã. Se você pensa que o sorteado é Gale, está tão enganado quanto eu estava. É Peeta Mellark. Um garoto da idade de Katniss que apesar de frequentar a mesma escola, nunca trocou mais que meia dúzia de palavras com ela. Para Katniss, isso era ótimo. Seria ruim demais ter de matar Gale, coisa que ela jamais faria. Porque Gale… ah, era Gale. Seu melhor amigo, seu companheiro, seu confidente, era tudo


Como todo reality show, Jogos Vorazes também é majestoso, então Peeta e Katniss passam por uma série de transformações antes de entrar na arena. Porém, como um garoto que nunca fez nada além de ajudar a fazer pão e uma garota que só sabe caçar podem competir com garotos de outros Distritos que desde que nasceram se preparam para o momento em que podem se voluntariar e ir aos Jogos Vorazes? Nenhuma chance para nenhum dos dois. 


Já na arena, você vai conhecer os demais tributos. Cada um com sua personalidade, uns vão te conquistar, outros vão querer que você deseje que o canhão soe [é o sinal para avisar que um tributo morreu] e sua imagem apareça no céu à noite [é a forma da Capital avisar aos tributos quais morreram naquele dia, mostrando uma foto nos céus]. 


Na arena, é cada um por si. Por mais que viessem do mesmo distrito, Peeta e Katniss não poderiam ser amigos, ou lutar juntos, porque eventualmente teriam que matar um ao outro. Uma sucessão de fatos acontece, laços são formados, outros são rompidos – e Peeta aproxima-se de Katniss. 


Como ela fará para afastá-lo, para ganhar o público, para vencer os Jogos Vorazes e enfim, sobreviver? Isso você só verá lendo o livro. E recomendo que o faça antes do fim de Março, quando Jogos Vorazes ganha as telas do mundo inteiro. No elenco, Jennifer Lawrence é Katniss Everdeen, Liam Hemsworth é Gale e Josh Hutcherson é Peeta. 

“Que a sorte esteja a seu favor”.

O trailer você pode conferir aqui embaixo:



Você também pode ouvir Safe and Sound, música que Taylor Swift fez especialmente para o filme, aqui na Quinta-Feira Musical !


Para Jogos Vorazes, de Suzanne Collins – publicado aqui no Brasil pela Rocco, dou nada mais nada menos que 5 PIPOCAS! E não tenho nada, nada a reclamar. 



Já estão participando das promoções que rolam no blog? Você pode ganhar um exemplar de Liberte Meu Coração, da Meg Cabot!


E na Férias Entre Amigas, você pode ganhar Julieta Imortal + Destino + O Preço de Uma Lição!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s